top of page
Search

Sekiro


Comentários de:

RATE THIS VIDEOGAME

  • 6

  • 5

  • 4

  • 3


 

Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo de ação e aventura lançado em 2019. É também um dos jogos mais recentes lançados pelo notório estúdio de desenvolvimento FromSoftware. A FromSoftware é conhecida por fazer jogos incríveis que também são incrivelmente difíceis. Alguns desses jogos são Elden Ring, Bloodborne e, claro, a franquia Dark Souls. Sekiro segue essa tendência por ser um jogo extraordinário, e também por ser imensamente difícil. O jogo segue um Shinobi chamado Wolf enquanto ele tenta salvar seu jovem mestre e trazer a paz para a terra de Ashina. Eu tive uma jornada muito interessante com este jogo, que na verdade não começou comigo jogando. Fui exposto a este jogo pela primeira vez no youtube enquanto assistia muitos dos meus criadores de conteúdo favoritos jogarem o título. Não foi até agosto passado que decidi que queria experimentar o jogo sozinho. Agora estou escrevendo esta resenha na noite após derrotar o chefe final. Mais oito meses depois. Joguei o primeiro terço do jogo assim que consegui, e então fiz uma longa pausa. Eu só voltei a realmente jogar o jogo novamente nos últimos 3 meses. Foi nos últimos 3 meses que eu lentamente me afastei disso. Eu absolutamente amo este jogo e me diverti muito jogando. Eu também gostaria de começar esta revisão dizendo que, sem dúvida, tive mais facilidade do que aqueles que ficaram cegos porque já tinha visto muitas jogadas de antemão. Isso significava que eu sabia a localização de certos itens, alguns truques e havia sido exposto aos movimentos de vários chefes. Mas, apesar disso, ainda considero vencer o jogo uma grande conquista. Este foi meu primeiro jogo FromSoftware e, embora eu reconhecesse certos ataques de chefes e conhecesse certas fraquezas com antecedência; ter uma ideia do que fazer e realmente ser capaz de executar essas ideias são duas coisas muito diferentes. Digo isso apenas porque, como resultado, tenho certeza de que minha própria experiência é muito diferente de muitas outras.

Uma coisa que imediatamente me chamou a atenção foi a trilha sonora do jogo. É essencial para imergir o jogador neste mundo e se encaixa perfeitamente. A música é fenomenal e parece totalmente autêntica ao cenário. A pontuação durante as lutas contra chefes é apropriadamente épica para se adequar às batalhas insanas que estão ocorrendo, e a música para os diferentes locais também funciona bem e adiciona uma ótima atmosfera e ambiente. O jogo também tem um visual bonito. Embora os gráficos não sejam os mais polidos que já vi, especialmente para um jogo de 2019, eles nunca tiraram minha experiência. Este jogo ainda parece impressionante e não é de forma alguma ruim. No mínimo, eles se encaixam no estilo de arte e na estética que o jogo busca. Cada área, construção, inimigo e paisagem parece cuidadosamente trabalhada e estabelece totalmente esse cenário fictício no período Sengoku do Japão. Sekiro contém muitos locais diferentes que compartilham um tecido conjuntivo, mas também conseguem se sentir únicos e diferentes. Desde Hirata Estate até Fountainhead Palace, cada local está cheio de inimigos, chefes, desafios e tesouros únicos.

Essas áreas são uma mistura fantástica de mundo aberto e caminhos lineares. Esses mapas não são extensos, mas oferecem muitos caminhos e rotas diferentes e, às vezes, são muito extensos. Mas, apesar disso, eles ainda se sentem finitos o suficiente para oferecer uma sensação de conforto. Para um jogo que depende muito de encontrar certos itens, o mundo do jogo nunca parece muito arrogante. Raramente senti que estava faltando alguma coisa e senti que era capaz de cobrir completamente cada local. Meu único problema foi tentar encontrar certos caminhos para progredir na história. Existem algumas rotas importantes selecionadas que você precisa seguir que estão muito escondidas. A certa altura, depois de horas andando em círculos, finalmente tive que quebrar e procurar como encontrar o caminho certo de que precisava. Mas esta foi a única vez que tive que ceder e consultar a internet para encontrar o caminho certo. O jogo tem um mapa, mas não é detalhado. Também está meio escondido, então é totalmente possível que você nem saiba que ele existe. Isso significa que você ocasionalmente pode ter que parar por um segundo e olhar em volta para tentar se orientar. Mas, novamente, só me perdi de verdade algumas vezes. Os pontos de verificação também são colocados generosamente ao longo dos mapas. Muito raramente eu me vi tendo que jogar tediosamente por longas seções cheias de inimigos por causa da longa distância entre os ídolos do escultor. Na grande maioria das vezes, eles estavam exatamente onde eu precisava que estivessem.

Itens e ferramentas também são muito bem tratados no jogo. Há uma infinidade de itens e consumíveis que podem ser adquiridos em todo o mundo do jogo, e achei que foram implementados lindamente. Ouvi algumas pessoas dizerem que havia muitos itens para acompanhar, mas nunca tive problemas com eles. Os itens são bem categorizados e oferecem uma boa variedade para experimentar. É ótimo ter opções diferentes em uma luta para virar a maré a seu favor. Este jogo também usa a raridade dos itens perfeitamente. Muitas vezes em um jogo parecido com esse eu acumulava com medo todos os meus itens raros e poderosos até o final do jogo e acabava com uma quantia absurda. Mas em Sekiro itens raros são realmente raros. Depois de uma jogada completa, havia certos itens-chave dos quais eu havia obtido apenas um pequeno punhado. Usá-los parece muito mais importante, mas também estranhamente satisfatório. Esse sentimento de consequência os torna muito mais importantes. Direi que minha única reclamação é que o jogo realmente não explica como funciona o consumo desses itens. Alguns itens são reabastecidos assim que você descansa, enquanto outros desaparecem para sempre quando você os usa. Tenho a sensação de que isso é apenas uma coisa do FromSoftware que me surpreendeu no início como um novo jogador, mas foi bastante devastador quando finalmente percebi que todo o Ako's Sugar que eu estava usando não recarregava ao descansar como alguns dos meus outros itens. Além disso, os itens também podem ser comprados de fornecedores em todo o jogo com a moeda do jogo. Isso também parece muito bem equilibrado. Nada parece excessivamente caro e você nunca precisa moer tanto para acumular uma quantidade decente de Sen.


Sekiro também possui uma grande variedade de árvores de habilidades e habilidades que podem ser desbloqueadas. As muitas árvores de habilidades diferentes podem ser esmagadoras e, infelizmente, acho que elas poderiam ter sido executadas um pouco melhor. Pode ter sido apenas eu, mas nunca usei muitas das habilidades ofensivas que desbloqueei porque nunca consegui encontrar um uso para elas. Fiquei com cerca de 3 durante todo o jogo. A maioria dos meus pontos de experiência foi para habilidades latentes que atualizaram minha barra de saúde, itens de cura, furtividade, contagem de emblemas espirituais, etc. Meu principal problema é que muitas dessas atualizações para habilidades ofensivas não são muito úteis. Considerando que você precisa se esforçar bastante para obter muitas habilidades de nível superior, especialmente no final do jogo, pode ser um pouco decepcionante conseguir uma apenas para perceber que não é tão bom assim. Mas isso pode ser uma questão puramente pessoal. As ferramentas protéticas também foram uma adição fantástica ao jogo. Existem muitos upgrades que você pode dar ao seu braço protético com uma ampla variedade de habilidades. Você pode ter 3 equipados por vez, e cada um deles tem seu próprio nicho. Embora eu definitivamente tenha usado alguns muito mais do que outros, acho que todos adicionam uma grande dimensão aos encontros de combate. Junto com as diferentes habilidades baseadas na espada, você pode usar as ferramentas protéticas para lhe dar muitas opções diferentes durante as lutas. No entanto, eles não são tão cruciais que você tenha que ter um específico para determinados chefes. Para muitos chefes, não usei nenhuma das minhas ferramentas. Embora existam alguns que provavelmente serão bastante dolorosos sem as ferramentas, eles ainda são viáveis. Também não tive muita dificuldade em encontrar a maioria delas, e o jogo dá dicas de como certas ferramentas funcionam melhor para certos inimigos. Então, desta forma, o jogo realmente deixa para o jogador decidir se ele gostaria ou não de usá-los.

O movimento e o combate são de longe o meu aspecto favorito do jogo. Seu movimento é incrivelmente suave e rápido. O gancho adiciona toneladas de novas possibilidades de travessia e até mesmo de combate. Também torna a exploração do mapa muito mais fácil e agradável. O combate em Sekiro é facilmente um dos mais satisfatórios que já joguei, e é o que me fez voltar ao jogo. Cada inimigo tem uma barra de postura que se enche gradualmente à medida que você os atinge e desvia seus golpes. Quando esta barra estiver cheia, você pode matá-los imediatamente com um golpe mortal. Cada inimigo também tem uma barra de saúde. Ou seja, dependendo do inimigo, você pode ter que reduzir lentamente a saúde dele ou tentar quebrar a postura dele. Quebrar a postura de um inimigo é mais do que satisfatório e significa que você pode matar alguns inimigos sem nem mesmo deixá-los com metade da saúde. O barulho das espadas soa tão doce e impactante, e torna-se legitimamente divertido tentar desbastar a postura de um inimigo. Desviar tem uma sugestão visual e um efeito sonoro maravilhosos que o tornam ainda mais satisfatório do que acertar um golpe certeiro em seu oponente. Acertar um golpe mortal crítico é incrivelmente visceral e nunca envelhece. Além de agarrar, todos os ataques perigosos que seus inimigos lançam contra você têm contra-ataques que estão além da satisfação de acertar quando você os domina. Este é um daqueles grandes jogos em que você pode sentir que está melhorando e, quando o sistema de combate finalmente funciona, é uma sensação incrível. É importante observar que o Sekiro o força a jogar no estilo que ele deseja. Você tem outras opções nas ferramentas protéticas e outros itens, mas na grande maioria das vezes os chefes e inimigos o obrigam a desviar, aparar e, acima de tudo, ser agressivo. Assim que finalmente entendi o que tinha que fazer e compreendi o sistema de combate, realmente senti como se tivesse subido de nível.

No que diz respeito à dificuldade, acho que foi exagerada apropriadamente, mas também continua justa. Eu tinha visto e ouvido sobre quantos chefes eram irritantes, difíceis e injustos, mas fiquei surpreso ao descobrir que esse não era realmente o meu caso. Enquanto eu fazia minha parte justa de fúria, era quase sempre comigo mesmo. Sempre que eu morria, podia ver claramente o que fiz de errado. Ou eu pulei quando deveria ter me esquivado, ou fiquei ganancioso com meus ataques, etc. Embora no início alguns movimentos dos chefes parecessem ridículos e impossíveis de lidar; depois de bastante tentativa e erro, descobri que existe uma solução viável para quase tudo. Muito raramente eu pensava sinceramente que algo era realmente injusto. Na grande maioria das vezes, eu sabia que minhas mortes eram culpa minha, e isso me levou a melhorar minha própria jogabilidade e tornou o jogo muito mais convidativo. Eu estava muito mais ansioso para continuar tentando, apesar de todas as minhas mortes, quando sabia que o problema era eu e não algum chefe maluco e injusto. Eu estava confiante de que poderia melhorar e, por isso, fiquei com menos raiva do que normalmente ficaria quando estava preso em um jogo. Aprender os movimentos do chefe e descobrir quando você pode acertar, o que pode contra-atacar e quais ferramentas pode usar é uma sensação muito divertida. Eu lutava contra um chefe por um tempo, depois fazia uma pausa e, o tempo todo, repetia as lutas na minha cabeça. Pensando no que eu poderia fazer de diferente, ou nas possíveis soluções para uma de suas jogadas. Este pode ser legitimamente o único jogo que joguei em que me diverti muito enquanto morria para os chefes. O combate é tão divertido que muitas vezes eu nem me importava que estava morrendo. Eu apenas curti o ritmo e o fluxo das lutas. Eu poderia dizer a cada tentativa que estava aprendendo e melhorando, então simplesmente aproveitei o passeio.

Sekiro também tem uma ótima história. Embora eu ache que às vezes pode ficar em segundo plano em relação à jogabilidade, é muito agradável. Em última análise, é um grande motivador para o jogador continuar sua jornada. Eu acho que teria sido melhor se mais diálogos e exposições fossem dados fora do diálogo estático do NPC. Mas, apesar disso, a história ainda tem um bom peso e fiquei bastante emocionado com o final. Há uma construção de mundo fantástica por toda parte, e eu amo como a história faz coisas como mudar as configurações de certas áreas do mapa, dependendo do que está acontecendo. Ou como o jogo dá uma razão pela qual você é capaz de morrer e voltar à vida. É uma história bem simples, mas que me deixou satisfeito e até com gostinho de quero mais, o que acho ótimo para um jogo como esse. No final, Sekiro: Shadows Die Twice é um jogo fenomenal. Apesar de algumas pequenas reclamações, este é facilmente um dos melhores jogos que já joguei. Tudo, desde a direção de arte, história, música, design de som e combate, é de primeira linha. Ele também fornece um desafio muito forte, mas ainda justo e satisfatório. Desde que terminei o jogo, ainda assisto toneladas de conteúdo de Sekiro e realmente não me canso desse jogo. Acho que isso é o mais próximo que um jogo pode chegar de ser uma obra-prima.


Pontuação objetiva:

9/10


Pontuação pessoal:

10/10




RATE THIS REVIEW

  • 6

  • 5

  • 4

  • 3


 


0 views0 comments

Tyler Jenkins

Link

rnixon37

Link

Sohan Sahoo

Link

bottom of page